Ex-Funcionário da Rockstar Games Revela Segredo do GTA San Andreas Após 20 Anos

Quem aí ao jogar GTA San Andreas já não passou por aquela situação no mínimo peculiar, onde você quer muito encontrar um veículo raro, mas é praticamente impossível de achá-lo? E depois de percorrer pelo mapa inteiro e você finalmente conseguir, do nada começa a brotar o mesmo carro por aí a cada metro.

Recentemente, Obbe Vermeij, um ex-funcionário da Rockstar Games que trabalhou no desenvolvimento de jogos clássicos da franquia, como GTA 3, GTA San Andreas e Vice City, revelou no seu perfil do Twitter o porquê que isso acontece.

Novos Segredos Sobre o Desenvolvimento do GTA San Andreas

Obbe Vermeij, já muito conhecido pela comunidade, atuou em jogos como GTA III, San Andreas, Vice City e GTA 4, revelou algumas novas informações sobre o desenvolvimento do GTA San Andreas, inclusive alguns segredos peculiares sobre o jogo.

Dessa vez ele revelou de forma técnica o porquê quando você encontra um carro no GTA San Andreas, ele passa a se repetir a cada esquina, e porquê o mesmo acontece também com os NPCs.

A Limitação de Memória do PlayStation 2

Para o desenvolvimento do GTA 3, Vice City e San Andreas, a memória do PlayStation 2 era muito baixa. Então tivemos que limitar o número de modelos de veículos usados a apenas 8. Ou seja, ao mesmo tempo só spawnava 8 modelos diferentes de veículos. O código que eu criei ocasionalmente escolheu um modelo de carro pra ser eliminado. Uma vez que não houvesse mais nenhum no mapa, esse modelo seria removido e o novo modelo poderia ser carregado.

Seleção de Veículos por Área

O código escolheria um modelo apropriado para as áreas: carros esportivos em distritos comerciais, carros antigos em áreas degradadas, etc. Na maioria das vezes isso funcionou bem. Algumas coisas podem atrapalhar o trabalho, como níveis de procurado mais altos que ocupam slots com carros de polícia, FIB e vans da SWAT, além de helicópteros da polícia.

Além disso, os designers de níveis às vezes carregavam modelos de carros específicos para as missões, que frequentemente não eram apropriados para o uso no tráfego ambiente.

Bug no Sistema de Spawn

Se o jogador viajava para uma área diferente do mapa, alguns dos carros carregados pareceriam deslocados e não poderiam ser usados.

Demoraria um pouco para que os modelos de substituição fossem carregados. Assim, algumas situações acabavam atrapalhando esse sistema do jogo, onde basicamente cada modelo de veículo é carregado conforme a região que você está.

Então, se você está num bairro nobre, vai aparecer lá o Infernos, os Cheetah, esse tipo de veículo. Já se você estiver numa área rural, vai aparecer o Bobcat, a Rancher, entre outros veículos do tipo.

Manutenção de Veículos Especiais

O veículo em questão, que é diferente e que estava sendo usado pelo player, é mantido no mapa para não dar aquela estranheza do jogador simplesmente dar uma volta e quando voltar o carro não está mais lá.

Só que na prática isso não acontece com os veículos comuns, é bem normal você tunar um veículo, ou até mesmo roubar um carro, e de repente quando você vira ele não está lá no jogo. Mas isso não acontece com veículos especiais.

Correção do Bug

Um recurso utilizado para limitar esses problemas é deixar dois dos oito slots disponíveis para sempre carregar o carro do tráfego. Então, se houvesse vários modelos de viaturas ou até mesmo de veículos especiais, eles iriam manter dois veículos padrões no tráfego rodando o tempo inteiro. Sendo assim, enquanto o jogador estivesse dirigindo, ficaria quase imperceptível.

Mas se você acabasse pegando outro veículo ou até mesmo dando uma atenção maior no trânsito, você conseguiria perceber essa repetição de padrão.

Segredo das Oficinas

Para amenizar o problema, as oficinas retiram os carros de dentro dela assim que a porta é fechada. Dessa forma, o modelo pode ser removido. Quando o jogador abrir a porta, os carros são recriados no mesmo local. Ou seja, basicamente quando você entra ali na oficina de personalização, assim que a porta fecha, o carro não está mais lá.

E assim você consegue fazer a edição meio que num outro ambiente 3D, lá na Transfender ou na Angel’s Pine. E quando concluir essa personalização, no momento que recarrega o jogo, dá até uma escurecida na tela que remete a um load.

Dá pra ver que o veículo está sendo recarregado nesse momento, então, quando você entra ali, o carro some. Na hora de voltar, dá o load e o veículo está pronto.

Repetição de NPCs

Ele também revelou que o mesmo caso pode acontecer com os NPCs. Ou seja, há também um padrão de 8 modelos de personagens que podem aparecer na ocasião que você está.

Cada região específica vai ter um modelo de NPC. E assim, cada missão também terá modelos especiais de NPCs que ocasionalmente podem spawnar na rua ou qualquer coisa do tipo. E após alguns segundos, os NPCs padrões voltam a aparecer conforme a programação do jogo.

Ele também revela que os modelos de NPC são carregados e removidos da mesma maneira, e simplesmente não é tão perceptível se faltasse essa variedade.

Limite de Veículos no GTA IV e GTA V

E galera, vocês lembram lá do lance do limite de veículos que poderia spawnar ali no GTA San Andreas? Pois é, isso aí não parou lá atrás não. Isso porque no GTA 4 e no GTA 5 o mesmo acontece. E ele revela que o limite de veículos no GTA 4 é um pouco maior do que 8.

Porém, o tamanho dos veículos são maiores, então eles acabam ocupando mais espaço. Ele revelou que no GTA 4 o limite de veículos era entre 10 e 12, que é um número bem maior, né? Fica até mais imperceptível de você ver isso acontecendo, mas acontece.

Bug de Colisão Invisível

Um bug muito conhecido é quando você passa voando com um carro entre San Fierro e Las Venturas e sempre acaba rolando uma colisão com um bloco invisível no meio da estrada.

Ele explicou que a razão para isso acontecer é que no desenvolvimento do jogo, o desenvolvedor cria uma espécie de nó invisível.

Esses nós são a indicação para onde os veículos devem seguir, meio que mostrando para a inteligência artificial onde fica a estrada. Basicamente quando você está em alta velocidade, isso dá uma bugada dentro do jogo e faz com que essa programação tenha um comportamento um pouco estranho.

Veículos Desaparecendo na Estrada

Outro bug é quando você está dirigindo pelas estradas no GTA San Andreas, e de repente quando você olha para trás, os veículos simplesmente somem. Isso acontece porque as estradas que não estão sendo mostradas nas câmeras tendem a ter os veículos removidos de uma distância menor do que da estrada que você está vendo.

Sendo assim, você consegue ver um range maior de veículos à sua frente, e atrás, para economizar essa memória, eles acabam sendo removidos de uma distância menor.

Conclusão

Essas foram algumas das curiosidades que Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar Games, revelou para o público lá no seu perfil do Twitter.

Ele já comentou diversos outros detalhes a respeito do jogo, alguns eu até já trouxe aqui em vídeos no canal para vocês. Entre eles tem a questão lá da lua, que comentei no vídeo de hoje, de você utilizar a Sniper e ela mudar de tamanho.

Teve também a curiosidade do som do Pé Grande, que pode ser ouvido no GTA San Andreas nos montes, e que no final das contas foi revelado que é apenas o ronco da barriga do CJ quando ele está com fome.

Assim também como aquele bug que os aviões explodem no meio da cidade do nada, ele revelou que aquilo na verdade não era nem para acontecer. Ou seja, não é um feature do jogo, não é um recurso, um evento aleatório que você vai lá e vê acontecendo.

É simplesmente um bug que tem a ver com o ponto de spawn do avião, que é baseado na posição do protagonista, o CJ. Então, quando o CJ às vezes está numa posição não muito favorável, isso pode acabar acontecendo.

Pedro Lima
Pedro Lima

Me chamo Pedro Lima, tenho 24 anos, sou redator e apaixonado por tecnologia. Estou aqui para compartilhar com vocês dicas, análises e opiniões sobre os melhores produtos disponíveis na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *